Ainda sou estudante mas quero um emprego!

Que a área de TI é um mercado promissor todos nós sabemos, vemos todos os dias que a necessidade desta mão de obra é cada vez maior, a dificuldade das empresas para adquirir estes profissionais está ligado diretamente a formação. Um estudo realizado pela IBM afirma que mais de 213 mil vagas em TI ficarão em aberto até 2013.

Com base nesta informação podemos concluir que qualquer pessoa que estude em um curso de tecnologia terá um emprego garantido?

Obviamente que não! Apesar da dificuldade de preenchimento das vagas o mercado ainda é exigente, o que as empresas procuram são profissionais qualificados, porém, não confunda qualificação com experiência. Qualificação pode ser definido pelo perfil profissional para um determinada vaga de emprego, como um exemplo podemos dizer que um profissional qualificado dispunha de uma boa comunicação, dinamismo, liderança e etc…

Esteja certo de sua formação

A falta de profissionais pode ser também uma consequência do grande avanço tecnológico, em Santa Catarina, o setor avança em um ritmo mais acelerado que no resto do país. Até 2015, o crescimento deve ser de 20% a 30%, o dobro da média nacional. Isto tem feito empresas procurarem mão de obra nas faculdades, o que se torna uma vantagem, pois um profissional em seu inicio de carreira pode ser facilmente moldado para o que a organização precisa. Mas não basta estar estudando, o aluno deve estar apto para trabalhar na área.

Para tecnologia ou qualquer outra área, fazer a escolha certa do curso para formação é muito importante, tanto para não perder tempo fazendo o que não quer, quanto para evitar futuras frustrações. Para atuar na área de TI o profissional deve realmente gostar do que faz, aspectos como afinidade com informática, raciocínio lógico e a necessidade de muito estudo fazem muitas pessoas desistirem da faculdade. Evite perder tempo, busque conhecer o tipo de profissional que o curso forma e compreender as necessidades do setor.

Agarre as oportunidades

O ambiente acadêmico é um mar de oportunidades, é o melhor lugar para conhecer pessoas e criar sua rede de contato, lembre-se, o network é maior bem profissional que alguém pode ter, então não deixe de conhecer seus professores e colegas.

Os professores poderão lhe oferecer algo além de conhecimento, um bom contato profissional, então “grude” nele, sugue o máximo que puder, não se trata de “puxar saco” e sim de uma boa relação. Demonstre interesse, busque conhecer além do oferecido, corra atrás de oportunidades, se mostre apto a iniciar uma carreira em TI. Mas não só os professores podem lhe trazer oportunidades, seus colegas também, talvez não hoje, mas assim como você eles também estão atrás de um emprego. Não exite em ajudar um colega caso ele precise, ele não pensará duas vezes antes de indicá-lo a um vaga quando for consultado.

O que falta?

Atitudes como estas descritas anteriormente poderão te deixar ainda mais perto de uma vaga de emprego em TI, só depende de você. Muito além da inteligencia ou da capacidade técnica, o que te diferencia dos demais e lhe torna um ótimo profissional é a dedicação e a atitude.

É claro que seu desempenho não será igual para todas as disciplinas, e isso é bom, te ajudará a identificar qual área dentro de TI tem mais afinidade, software ou hardware, desenvolvimento ou análise, técnico ou gerencial. Não desanime se não for o primeiro ou o segundo da classe, uma vez ouvi uma frase de um grande homem que nunca vou esquecer: “tirar 10 não lhe garante emprego”, de inicio me abati, parecia uma crítica, mas então entendi que ser o melhor não serve de nada sem a atitude.

Então não tenha medo de errar, arrisque-se, cair é apenas mais um motivo para se levantar, saia do comodismo, conheça seu limite, tudo o que você precisa é de resiliência! Há várias formas de se motivar, o que para mim funcionou é o auto desafio, mas vou tratar disto em um post futuramente.

Enfim, espero que tenham gostado, mais uma vez agradeço pela a atenção.

Fiquem à vontade para comentar, até a próxima. 🙂

4 thoughts on “Ainda sou estudante mas quero um emprego!

  1. CLEITON JOSIMAR SOCODOLSKI diz:

    Cara muito bom, esse tópico aborda um assunto que sempre escuto o pessoal falando na faculdade, alguns reclamam, que não tem oportunidades, mas eu sempre pergunto a eles, o que estão fazendo para ter essa oportunidade. Outros querem um cargo elevado, sem ter conhecimento específico, como “quero trabalhar como gerente de projeto, ou coordenador de projeto”, mas não levam a sério os estudos, e a muitas das vezes por não ser o cargo que eles querem acabam deixando passar oportunidades que possam levar ao que desejam, afinal conseguir uma vaga como gerente ou coordenador, não é simples, e quando você já está na área, pode tornar mais fácil, afinal experiência ajuda muito em situações de gerência. Fica ai o meu ver sobre o assunto. Primeiro a comentar \o/ SHUSHAU

    • genizisviniciusg diz:

      Exatamente Cleiton, oportunidade só existe para quem procura! Concordo contigo, acredito que para chegar ao cargo de gerência primeiramente deve-se conhecer as funções de um cargo técnico. Obrigado pela opinião, grande abraço.

Deixe um comentário